Globalização - resumo

Globalização - resumo

-          Globalização pode ser entendida como o estágio mais avançado da expansão capitalista, iniciada com o período das Grandes Navegações, por volta de 1453, com a queda de Constantinopla (alguns autores acreditam que começou no período das Cruzadas, por volta do ano 1.100) até os dias atuais. Entretanto, é no período atual que a velocidade de comércio, comunicações e relações sociais, aumentou de tal forma que praticamente o mundo inteiro está integrado, com raríssimas exceções.

-          A rapidez com que ocorrem as transformações impressiona e transforma a maioria das pessoas em espectadores que, geralmente, não conseguem acompanhar as rápidas mudanças operadas em quase todos os lugares do planeta. O aumento do nível técnico e da velocidade dá a impressão de que o mundo encolheu e que a distância entre os mais variados lugares diminui. Dessa maneira, o espaço habitado pelas sociedades é remodelado em virtude das transformações ditadas pelo capital.

 •Governos dependentes de Capital externo - Governos Neoliberais: privatização de empresas estatais - Diminuição das políticas Sociais: aumento da  miséria

•Consequências sociais - Ricos mais ricos - Aumento da pobreza - Ditadura cultural
  •  Vantagens para o Brasil:
  1. O Brasil aumentou seu volume de comércio
  2. A privatização trouxe um desenvolvimento (modernização) nas áreas industriais, nitidamente na indústria automobilística e nos meios de comunicação
  3. O país diversificou suas exportações (exportou para mais países).
  4. Estabilização da economia (Plano Real)

 

  • Desvantagens para o Brasil:
  1. Aumento gigantesco da dívida interna, principalmente em função da política do governo Fernando Henrique (1994-2002) de manter juros altos para atrair investimentos e estabilizar a moeda (Real).
  2. O Brasil aumentou a exportação de matérias-primas e diminuiu, proporcionalmente, a exportação de produtos industrializados – exportador de commodities.
  3. Aumento, apesar da diversificação, da dependência de exportações para a China, maior parceiro comercial do Brasil na atualidade.